Rio 2065





Celebrando 20 anos de trajetória, a companhia carioca Os Dezequilibrados reúne integrantes e atores convidados em espetáculo inédito. 


Às vezes parece que o universo conspira para determinada coisa acontecer, e isso pode acontecer de diversas formas, e numa dessas conspirações eu fui com minha amiga assistir Rio 2065 no final de janeiro, e como toda boa comédia nos fez refletir sobre vários assuntos ao mesmo tempo.

Tanto que a necessidade de assistir novamente cada vez mais se fez presente, me fazendo me desdobrar em mil durante o mês para que se tornasse possível ver mais uma vez a peça.

E posso afirmar que foi a melhor decisão que tomei, porque reforçou ainda mais minhas impressões durante o espetáculo, e me fez enxergar novamente a comédia como uma ótima ferramenta para reflexão, em meio ao riso conseguimos analisar várias das questões abordadas durante a peça.

A trama se passa num cenário futurista onde a cidade do Rio de Janeiro foi quase toda vendida para outros países, e o que restou da cidade virou um parque temático chamado Rio Fun World, que tem como função apenas receber turistas, em sua maior parte bêbados para usufruir das atrações ali oferecidas.





A história gira em torno do detetive Machado e da replicante Louise, que tentam recuperar a cabeça de um bispo calvinista que foi cortada pela índia Jacira. Em meio a essa busca um sentimento nasce entre o casal de policiais, no entanto relacionamentos entre humanos e replicantes são proibidos. Paralelamente também acontece uma disputa acirrada entre duas escolas de samba, onde ambas escolas de samba não medem esforços para fazer do carnaval de 2065 o mais inesquecível de todos.

Acho que a percepção que mais me chamou atenção, foi essa sensação de reconhecimento, apesar de ser um cenário futurista, regado de ficção científica, identificamos vários aspectos da nossa sociedade, ao fazer esse retrato maximizado de nossas mazelas, percebemos que ainda trazemos muita bagagem do passado, nossa história ainda se repete, por mais doloroso que seja admitir.

Ao mesmo tempo, a peça retrata como ninguém a forma como o brasileiro lida com todas essas adversidades, podemos perceber isso ao ver como o brasileiro não perde o bom humor perante as dificuldades, um exemplo disso é a quantidade de memes que vemos diariamente na internet.

Já queria ter falado a mais tempo de Rio 2065, entretanto creio que estou escrevendo no momento certo, após algum tempo para refletir e conseguir colocar em palavras o impacto que a peça exerceu sobre mim. Sinto que fui estapeada, no bom sentido, e me sinto mais fortalecida ainda para seguir o caminho que escolhi, mesmo já sabendo de antemão que essa estrada vai vir recheada de dificuldades.

Direção: Ivan Sugahara
Texto: Pedro Brício
Elenco: Alcemar Vieira, Ângela Câmara, Cristina Flores, Guilherme Piva, Jorge Maya, José Karini e Letícia Isnard.

SERVIÇO

Data: 11/01 a 03/03/2019 |Sessão extra: 02/03/2019

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Horário do evento: 19h | Sessão extra 02/03: 16h
Classificação etária: 14 anos. Proibido para menores de 14 anos.







AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

23 comentários:

  1. Otimo texto Mirella. Muito bem escrito filha. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Nossa, achei muito interessante essa coisa temporal. É futurista, mas ao mesmo tempo atual.

    Uma pena que é apenas no Rio de Janeiro porque eu moro em São Paulo :(
    Adoraria assistir

    ______
    Sobre mim:
    Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.

    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: https://www.facebook.com/garotodeoutroplaneta/ /garotodeoutroplaneta
    📷 Instagram: @garotodeoutroplaneta
    💬 Twitter: @Garotodeoutro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma das coisas que mais me chamou atenção sobre a peça, queria que fosse a outros estados porque é uma peça que precisa muito ser assistida

      Excluir
  3. oi!
    Que dica otima :D adorei a historia é bem interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei tão interessante que fui assistir pela segunda vez, as analogias que fazem são maravilhosas

      Excluir
  4. A história me lembrou Blade Runner, seria um espetáculo que gostaria de assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um dos filmes que se inspiraram foi o blade runner, maravilhoso

      Excluir
  5. Bacana demais a sua resenha, amo peças teatrais. Pena que não terei a oportunidade de ir. Tomara que volte em cartaz.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhosa .Adorei amo peças teatrais .Tomara que volte em cartaz ...

    ResponderExcluir
  7. Amo teatro! ❤ Adorei a história dessa peça! ❤ A peça parece ser ótima

    ResponderExcluir
  8. Uma excelente dica! Pena que está apenas no Rio.

    ResponderExcluir
  9. Menina,
    que ótima dica. Adoro teatro e ainda mais com características futurísticas (meio ficção científica). Acho fantástico como falamos melhor do presente ao falar do futuro.
    Uma pena q está ainda no Rio. Chega pouca coisa aqui em BH.
    Adorei a análise, parabéns :D

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis assistir uma peça teatral, me interessei por essa!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Achei super interessante a premissa da história. Um Rio Futurística, sucateado a outros países e com um parque de diversões. É quase um presságio isso rs.
    Uma pena que hoje tenha sido o último dia, porque gostaria de ter visto isso. Mas, apesar de seguir a página do CCBB, só ando vendo sobre a exposição da DreamWorks mesmo.
    Mas foi uma ótima dica. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Isso é verdade, comédia é realmente uma ótima ferramenta de reflexão. Uma pena as grandes peças de teatro raramente chegar às cidades do interior e quando vem é à um preço quase proibitivo

    ResponderExcluir
  13. Não sou muito fã de teatro, mas achei muito bacana o artigo. Nota 10.

    ResponderExcluir
  14. O que gosto desses espetáculos com histórias baseadas no futuro é pensar se realmente será assim daqui alguns anos. Fiquei com vontade de assistir a peça, tomara que ela venha para a minha cidade.

    ResponderExcluir
  15. Tomara que o espetáculo venha para São Paulo, quero muito assistir.

    ResponderExcluir
  16. Gostei do artigo, infelizmente só curto rock kkk mas é assim mesmo, a gente vai descobrindo coisas nobaa e intwresanges. Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Uau! Dica mega interessante!
    Curto muito temas dessa natureza, futurístico, distópico, crítico, reflexivo...
    Faz muito tempo que não vou ao teatro e sua postagem me fez perceber o quanto eu tenho perdido tempo. É uma pena que essa obra já tenha saído de cartaz.
    Gostei das críticas tecidas por você sobre a obra, o que me causou ainda mais curiosidade.
    Também achei super bacana o seu blog.
    Sucesso!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    É maravilhoso quando algo nos impacta desta forma e você consegue absorver tantas coisas de um espetáculo. Para quem o escreveu e o apresenta é a certeza de um trabalho bem feito, sem sombra de dúvidas.
    O enredo da peça chama muito atenção, principalmente por trazer esse lado do humor e ainda empregar pequenas críticas. Fique muito querendo ver agora. Amei seu post e tudo que sentiu durante as sessões que foi.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. QUE ESPETÁCULO, QUERIA TANTO PODER ASSISTIR, amei todo o enredo e queria muito morar mais perto para poder assistir

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Não sou muito fã de peças teatrais, mas mesmo que fosse não poderia ir nessa, já que é no RJ e eu sou de SP rs
    Mas parece ser uma ótima pedida para aqueles que amam. A ideia de um cenário futurista é sempre algo que chama a atenção de muita gente.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir