A Noviça Rebelde (1965)




Dia 1: Filme Favorito 

Olha, queria inicialmente dizer que não foi uma tarefa fácil escolher apenas um filme como o meu favorito, e tenho a impressão que vou me sentir assim por todo esse desafio do cinema. Afinal, foram anos sentada em frente a tela da TV, do cinema e mais recentemente até do computador e do celular. Modernidade que fala, né? Mas, quem é fã de cinema nem reclama de poder assistir aos filmes de qualquer lugar.


Foram incontáveis os títulos que eu já assisti, e levo cada um com carinho em meu coração, e cada um dos filmes me conquistou de alguma forma. Foram tantos filmes, entretanto eu não podia deixar de escolher esse filme para inaugurar o desafio.

Foto da família Von Trapp que inspirou o musical da Broadway e o filme


A noviça rebelde, The Sound of Music, estreou primeiramente na Broadway no dia 16 de novembro de 1959, sendo baseado no livro de memórias de Maria Von Trapp “The Story of the Trapp Family Singers”. Alguns aspectos foram adaptados para o musical ganhar vida, sendo ele escrito por Ernest Lahman, dirigido por Vincent J. Donehue e ficou conhecido como o último musical da dupla Rodgers e Hammerstein, tendo Oscar Hammerstein morrendo no ano seguinte à estreia na Broadway.

Foto da primeira montagem na Broadway 

Em 1965 o musical ganhou vida nas telas do cinema, com Julie Andrews e Christopher Plummer nos papéis principais, e foi assim que o musical ganhou fama, e hoje ainda é reconhecido como uma das adaptações mais rentáveis de musical da Broadway de todos os tempos. Duas das músicas do filme, “I have confidence” (uma das minhas preferidas) e “Something Good” foram escritas especialmente para o filme por Richard Rodgers. O filme levou ao todo cinco Oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor

Eu tinha dezesseis anos quando assisti ao filme pela primeira vez, mal sabia que iria assisti-lo incontáveis vezes, e inclusive deixei de tentar contar porque já perdi essa conta há muito tempo, impossível ver esse filme apenas uma vez. Até hoje tenho carinho pela Liesl, afinal a gente só faz dezesseis anos uma vez na vida, e me sentia a própria personagem entoando sua música solo “I am sixteen going on seventeen” a plenos pulmões.

Como mencionei acima, entre tantas músicas maravilhosas a minha preferida é “I have a confidence”, acho que porque ela sempre me traz boas vibrações, quase como um mantra para eu sempre confiar em mim mesma, e seguir o que meu coração manda, por mais que o caminho seja difícil.

Escolher a Noviça Rebelde para estrear essa lista de certa forma me fez conectar comigo aos dezesseis anos novamente, e me recordo com carinho de cada lembrança que o filme me traz, e principalmente com cada ensinamento que ele me deu, principalmente como as coisas eram difíceis na época, com várias famílias, inclusive a família dos protagonistas tendo que fugir do regime nazista.



Uma das curiosidades acerca dos rendimentos do filme é que a Noviça Rebelde salvou a Fox da falência, tendo a empresa se encontrando nesta situação após o lançamento de Cleópatra (1963).

Por incrível que pareça os austríacos não conhecem tanto o filme, que se passa na cidade de Salzburgo, entretanto a cidade até hoje fatura muito dinheiro dos fãs do filme que viajam até lá, tendo inclusive um tour que passa por vários cenários onde o filme foi gravado.

Em 2015, no aniversário de 50 anos do filme, O Oscar fez uma homenagem ao filme onde Lady Gaga cantou um medley com algumas das canções do filme, na época fiquei muito emocionada com a interpretação e carinho com que a Lady Gaga teve ao cantar as músicas do filme, levo a homenagem com carinho em meu coração até hoje.



Para finalizar, A Noviça Rebelde já teve duas versões no teatro musical brasileiro, sendo Charles Möeller e Claudio Botelho responsáveis por ambas as versões, encenadas em 2008 e 2018. Até hoje elogio as versões que foram muitos fieis ao musical e ao filme, e fico emocionada por eles terem deixado na peça as músicas que foram escritas especialmente para o filme.

 Fotos das montagens de 2008 e 2018 respectivamente 


Enfim, espero que tenham gostado dessa pequena resenha que fiz e que continuem me acompanhando por esse mês que vai ser regado de cinema para todos vocês.



Trailer do filme:



Ps: Por problemas técnicos ainda não está disponibilizada a imagem oficial do desafio.

AnteriorPagina Anterior Página inicial

15 comentários:

  1. Olá Mirella
    Muito legal a sua resenha. Me trouxe lembranças da minha juventude, quando não tinhamos tv em casa e o cinema era nossa grande diversão. Por muitos anos este filme foi o meu preferido, sendo o unicoi que assisti 2 vezes no cinema, que era o saudoso Cine Brasília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio, obrigada pelo comentário, é bem legal ver outras experiências que as pessoas tiveram com a Noviça.

      Excluir
  2. Lembro que já vi muito esse filme, inclusive aprendi a fazer pipoca por causa dele rsrs. Até decorar as músicas decorei. Muito bom o texto, bem coeso, gostei da estruturação dos fatos. Parabéns, continue assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, lembro até hoje da gente ligando pra nossa tia pra perguntar como que faz pipoca, bons tempos, obrigada pelo comentário brother

      Excluir
  3. Adorei o post, não conhecia o filme, mas com toda certeza vou dar uma chance, me deixou bastante curiosa.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos meus filmes preferidos, musical também, fico feliz que tenha te deixado curiosa em assistir, obrigada pelo comentário

      Excluir
  4. Olá.
    Que desafio é esse que mal conheço e já adorei?
    Acredita que nunca assisti A Noviça Rebelde? E olha que eu amo musicais.
    Muito bom ficar sabendo curiosidades sobre o filme, muda um pouco nossa perspectiva sobre ele.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e uma amiga montamos, escolhemos os temas que mais nos identificávamos e para fazer resenhas, ainda estou para escrever os últimos dias, e você que gosta de musical espero que goste da noviça, é meu xodó, dos filmes e dos musicais

      Excluir
  5. Olá Mirella!!
    Sooocorro, eu não sei se conseguiria fazer isso. Escolher um filme que marcou? Tem tantos rs
    Amei seu escolhido e assim como você, eu amei a interpretação de Lady Gaga no Oscar. Foi lindo de ver.
    Bjs
    almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Linda e nostálgica resenha. Eu não vi o filme ainda, mas super me identifico com os teus sentimentos em relação a ele. Sinto-me da mesma forma quando vejo Orgulho e Preconceito.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive vontade de assistir, mas nunca tive aquela força de vontade de ir atrás do filme, animei muito em assistir lendo o seu post, hoje mesmo vou acha um download!

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Eu amo filmes com musicais e já assistir esse, é maravilhoso. Adorei o seu POST.

    ResponderExcluir
  9. A primeira vez que que assisti a Noviça Rebelde eu deveria ter uns 7/8 anos e lembro o quão fiquei impactado como a historia fica tensa do nada, com eles tendo que fugir. Desde então (embora eu fosse tão novo) comecei a ter um olhar completamente diferente para musicais.

    Abraços
    desconstruindooverbo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Santo Deus eu já vi esse filme umas mil vezes e sou apaixonada por ele! Acho muito gostoso lembrar desses tempos gostosos! Foi mais ou menos nessa época ai que eu comecei a gostar de musicais. adorei o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oi, obrigado por compartilhar informações sobre a história clássica.

    Vale a pena dizer que a maioria de nós repete um filme todo o tempo. Cumprimentos

    ResponderExcluir