Mary Poppins (1964)



Dia 9: Filme Clássico

Um filme não precisa ser necessariamente antigo para ser elevado ao status de clássico, afinal um filme clássico sobrevive através dos anos e continuam sendo referência para outras gerações, não importando o ano de seu lançamento.

Apesar de ter muitos títulos de que me considero fã, a escolha de hoje também foi relativamente tranquila, e desde a concepção do desafio já sabia que minha escolha de hoje seria Mary Poppins.

O filme, lançado em 1964, é uma produção da Disney baseada no primeiro livro da série de oito livros infanto-juvenis escrito pela australiana Pamela Lyndon Travers, publicado em Londres em 1934. Walt Disney demorou mais de 25 anos para conseguir os direitos autorais do livro, só conseguindo esse feito no final da década de cinquenta. Para os fãs de Mary Poppins, foi lançado em 2013 o filme “Walt nos bastidores de Mary Poppins” que é focado durante esse período de negociações.

O filme se passa em Londres, no ano de 1910, e a história tem ponto de partida quando a família Banks encontra dificuldades em conseguir uma babá para os seus filhos, por elas sempre desistirem de seus cargos, até que uma noite quando os pais redigem uma carta a procura de uma nova babá, a filha aparece com uma carta relatando como seria a babá perfeita para ela, e esta chega as mãos de Mary Poppins, que era exatamente como a descrita por Jane, além de possuir poderes mágicos levando muita música, magia e diversão transformando a vida de toda a família.

A escolha de Julie Andrews para o papel de Mary Poppins foi acertada, tendo a atriz ficando marcada por interpretar babás em sua carreira, além de ter ganhado o Oscar por sua interpretação.

Hoje, considerado um clássico, o filme povoa até hoje o imaginário de muitas pessoas, tendo várias referências do filme lembradas até hoje, como por exemplo, a cena icônica de quando Mary Poppins chega à casa da família Banks voando em sua sombrinha, ou então a palavra Supercalifragilisticexpialidocious, afinal quem não tentou reproduzi-la com maestria?

Um dos exemplos de como Mary Poppins continua servindo de referência com o passar dos anos aconteceu no filme “Duas de Mim”, de 2017 onde a atriz Stella Miranda, interpretou uma doceira que oferece um bolo mágico para Suryellen, personagem de Thalita Carauta. A personagem, além de ser muito enigmática, tem referências estéticas que lembram muito a imagem de Mary Poppins.




Ano passado, durante a minha viagem a Los Angeles, tive a sorte de ter conseguido tirar foto com a Mary durante minha primeira visita à Disney.





Agora, no final de 2018, será lançado nos cinemas, depois de cinquenta e quatro anos da estreia a continuação de Mary Poppins, que acontece durante a “Grande Depressão”, centrada em Jane e Michael, personagens que eram as crianças do filme de 1964 que precisam novamente da ajuda da babá depois de sofrerem uma perda. Assisti ao trailer, e fiquei bem ansiosa pela continuação. 

Trailer de 1964



Trailer de Mary Poppins Returns


AnteriorPagina Anterior ProximaProxima Pagina Página inicial

11 comentários:

  1. Olá. Eu como grande fã de cinema, posso dizer que esse filme é sensacional. Para mim é claramente uma obra de arte, amo muito.
    Amei seu POST, coisas sobre cinema sempre me agradam ☺️
    Assisti o novo também, e não decepcionou, continuou lindo e incrível

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não conhecia esse filme, mas estou em umas maratonas esse mês e irei tentar assisti-lo.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar desse filme em um canal de cinema, disse que esse é um grande filme clássico. Infelizmente ainda não me despertou aquele amor por filmes preto e Branco, alias eu devia valorizar mais essa época do cinema

    ResponderExcluir
  4. Olá, a Disney tem filmes que se tornaram verdadeiros clássicos, como esse, e continuam sendo assistidos até hoje. Afinal, filmes e livros bons nunca saem de moda.
    Emerson Lemes.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Realmente é um clássico, até mesmo eu, que nunca assisti ou li o livro, conheço e consigo reconhecer referências que fazem do filme, esse ano quero assistir mais filmes, quem sabe assisto, finalmente, o filme

    ResponderExcluir
  6. um clássico que nunca assisti, mas agora com a volta da personagem estou curiosa para saber mais

    ResponderExcluir
  7. Ai esse filme é um amorzinho! eu ganhei o livro dele recentemente e tô ansiosa pra ler também.
    Eu vi esse filme eu era criança ainda e fiquei bem encantada com ele, esse mais novo eu ainda não vi, mas ele tem umas criticas boas, quero tentar ver ele qualquer hora dessas.
    Adorei esse post também!!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Mesmo Mary Poppins sendo um clássico, é um filme que ainda não assisti, mas que mesmo assim sempre despertou meu interesse. Vi que lançaram um novo filme no final do ano passado e me interessei por ver, então talvez os veja em breve. Adorei ter falado sobre ele aqui!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Sou fã dessa belezura! Já assistir mil vezes e amo filmes clássicos.

    ResponderExcluir
  10. olá!
    Eu nunca assisti esse filme,parece ser bem bacana para assistir com os filhos, né?
    Adorei sua dica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito desse filme, tanto que adquiri o livro por causa dele e acho que ainda prefiro o filme. Mary Poppins lembra a minha infancia sabe? amo.

    ResponderExcluir